A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade.
👉Transmissão:
+ É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato infectado. Existe também a possibilidade de que a transmissão da bactéria ocorra no momento em que os carrapatos infectados e aderidos à pele dos hospedeiros forem retirados ou esmagados com as mãos e unhas desprotegidas.
🔴Período de Incubação:
+ De dois a 14 dias, com média de sete dias após a picada do carrapato.
🔵Sintomas:
+Febre alta e súbita;
+Cefaleia;
+Hiperemia conjuntival;
+Dor muscular e articular;
+Mal-estar;
+Dores abdominais;
+Vômito;
+Diarreia;
+Exantema.
🔎Diagnóstico:
+ Exame de reação de imunofluorescência indireta (RIFI).
💉Tratamento
+ Antibióticos específicos.
🎯Prevenção:
+Evite o contato com carrapatos;
+Caso esteja em uma área com infestação de carrapatos, examine seu corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a bactéria responsável pela doença só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele;
+Em áreas infestadas, use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos, coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto;
+Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele;
+Não se esqueça de que os sintomas iniciais da febre maculosa são semelhantes aos de outras infecções e requerem assistência médica imediata. Esteja atento ao aparecimento dos sintomas e procure um médico para diagnóstico.
⚫Sequelas:
Quando o tratamento com antibióticos não é introduzido logo no início dos primeiros sintomas, a doença pode progredir e atingir o sistema nervoso central, afetar rins e causar necrose de tecidos. As sequelas podem ser graves, incluindo surdez e paralisia em membros.
Fonte: saude.pr e Dr Drauzio Varella