Health & Wellness

Reabilitação de pacientes pós-Covid

HCI inaugura Centro de Reabilitação pós-Covid-19.

Os casos de Covid-19 dispararam nas últimas semanas devido à presença da variante Ômicron, muito mais transmissível que suas antecessoras, como Gama e Delta.

E apesar de superada a fase aguda da doença, muitas pessoas seguem com sintomas do que se chama de “Covid-19 longa”, como: falta de ar, fadiga extrema, alterações cardíacas e neurológicas, entre outros.

Recentemente, o Ministério da Saúde assinou uma portaria reconhecendo a necessidade de cuidados e incluiu procedimentos e tratamentos para a recuperação de pacientes que apresentarem, entre as condições depois da doença, disfunções nutricionais, neurológicas, musculoesqueléticas ou sensoriais que impactam nas atividades da vida diária. Este conjunto de sintomas foi denominado Síndrome pós-Covid. Continue lendo e saiba mais sobre esse mal que impacta a vida de tantas pessoas.

O que é a Síndrome pós-Covid?

A síndrome pós-Covid é o nome dado para um conjunto de problemas de saúde, recorrentes ou contínuos, que foram encontrados em cerca de 70% dos pacientes que foram infectados pelo novo coronavírus.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), os sintomas podem se manifestar em qualquer indivíduo que tenha tido contato com o vírus, mesmo que não tenha desenvolvido a infecção, os chamados assintomáticos.

Não existe um padrão e os sintomas podem se manifestar de forma variada para cada paciente. Em alguns, são recorrentes as dores de cabeça, em outros, tosse persistente. Um grande número de pessoas tem sofrido outros problemas ainda mais graves, como arritmias, miocardite e fibrose miocárdica e pulmonar.

As sequelas de ordens neurológicas ou emocionais da Covid-19 também têm sido observadas. Cerca de 40% dos pacientes recuperados desenvolvem transtornos de ansiedade e/ou depressão, além de estresse pós-traumático.

Sintomas da Síndrome pós-Covid

Se você teve Covid-19, fique atento se observar a persistência de alguns sintomas. Apesar de nem todas as sequelas serem permanentes, é preciso ter atenção. Abaixo, você pode conferir alguns dos sintomas mais comuns da Síndrome pós-Covid-19, agrupados por área.

Sintomas respiratórios e cardiovasculares:

• Falta de ar;
  • Tosse;
  • Aperto no peito;
  • Dor no peito;
  • Palpitações.

Sintomas generalizados:

• Fadiga;
  • Febre;
  • Dor.

Sintomas neurológicos:

• Comprometimento cognitivo (problemas de concentração e de memória);
  • Dor de cabeça;
  • Distúrbios de sono;
  • Tontura.

Sintomas gastrointestinais (sistema digestivo):

• Dor abdominal;
  • Náusea;
  • Diarreia;
  • Apetite reduzido (comum em idosos);
  • Perda de peso.

Sintomas musculoesqueléticos:

• Dor nas articulações;
  •  Dor muscular.

Sintomas psicológicos / psiquiátricos:

• Quadros de depressão;
  • Quadros de ansiedade.

Sintomas no ouvido, nariz e garganta:

• Zumbido;
  • Dor de ouvido;
  • Dor de garganta;
  • Perda de paladar e/ou cheiro (parosmia).

Sintomas dermatológicos:

• Erupções cutâneas.

Tratamento da Síndrome pós-Covid

Pensando em restabelecer pacientes pós-Covid-19, o Centro de Reabilitação do Hospital de Clínicas do Ingá foi inaugurado recentemente. O espaço representa os esforços dos profissionais da saúde em inovar e garantir assistência adequada à população diante do enfrentamento à pandemia.

“Entre os benefícios da reabilitação para o paciente, temos a melhora da capacidade respiratória, do seu condicionamento físico, do aumento de massa muscular, o que ajuda no controle do peso, a melhora do desempenho físico e do equilíbrio. E ainda muitos benefícios para a saúde mental, por diminuir a depressão e os transtornos de ansiedade”, enumera a Dra. Joelma Dominato, cardiologista e coordenadora do Centro de Reabilitação Cardiopulmonar do HCI.

Sintomas prolongados precisam de acompanhamento médico. Agende sua avaliação no Centro de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica pelos telefones: (21) 3125-4513 / 3125-4515, das 8h às 17h.