Início do outono favorece aparecimento de doenças respiratórias
Com a chegada da nova estação, diversas mudanças ocorrem não só no clima, mas também na nossa saúde. A incidência de doenças alérgicas, como rinite e asma, se tornam frequentes.
Junto com o frio, a baixa umidade do ar, ácaros, fungos e vírus se proliferam com mais facilidade, fazendo com que os quadros alérgicos apareçam. Os mais afetados são as crianças, os idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas.
Não são raros os casos de prontos-socorros e hospitais lotados de pessoas com crises de asma, sinusite, gripes e resfriados nesse período. De acordo com o site da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), cerca de 30% da população do Brasil sofre com reações alérgicas durante a estação.
Gripes, resfriados e Covid-19
Desde que entramos em estado de pandemia, a confusão aumentou. A forma de contágio é a mesma (todas são transmitidas por meio de gotículas de saliva expelidas por quem está infectado). Embora provocado por vírus diferentes, as três doenças têm sintomas bastantes parecidos. Continue lendo e descubra como diferenciá-las.
A gripe é causada pelo vírus da influenza – que já sofreu centenas de mutações. Sintomas como febre alta, calafrios, dores musculares, tosse com secreção, dor de garganta, mal-estar, perda de apetite, coriza e congestão nasal são os mais comuns. Mais grave que o resfriado, ela impossibilita que o paciente vá trabalhar ou continue com as suas tarefas normalmente.
O vírus causador da Covid-19 é o SARS-CoV-2. Além de apresentar os mesmos sintomas que a gripe, algumas particularidades podem ajudar na diferenciação entre as doenças, como a tosse seca, as dores na região lombar, fadiga muscular, diarreia, problemas estomacais e alterações do olfato e paladar.
Quanto ao resfriado, são inúmeros agentes infecciosos que podem causá-lo, como Rinovírus, Adenovírus e Parainfluenza, todos com baixo risco para a saúde. Os sintomas são mais brandos do que a gripe, sendo bastante comum o quadro de coriza, espirros e mal-estar.
Dicas para evitar doenças outonais
Para minimizar os problemas respiratórios desse período, selecionamos algumas dicas que valem para toda a família, não somente as crianças e idosos, geralmente os mais afetados. São elas:
- mantenha o organismo hidratado;
- evite aglomerações;
- higienize as mãos corretamente;
- evite ambientes fechados e sem circulação de ar;
- mantenha o ambiente arejado para evitar a disseminação de bactérias e vírus;
- lave as mãos com frequência;
- mantenha as vacinas em dia;
- aqueça o ambiente nos dias mais frios, controlando a umidade;
- evite locais com muita poeira ou fumaça;
- mantenha hábitos saudáveis, como tempo de sono adequado, alimentação equilibrada e exercícios físicos.
No HCI, o nosso serviço ambulatorial possui a cobertura de diversos planos de saúde. Agende sua consulta pelos telefones: (21) 3125-4513 / 3125-4515, das 8h às 17h.