Dia Mundial de Conscientização e Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)-21/06

O Dia Mundial de Conscientização e Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) tem como objetivo conscientizar e sensibilizar governantes, profissionais de saúde e população sobre a existência e os cuidados com as pessoas acometidas pela doença. Também buscar apoio aos pacientes, além do incentivo às pesquisas para melhorar o tratamento.
ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta paralisia motora irreversível.
🔴Sintomas:
+ Fraqueza muscular;
+ Endurecimento dos músculos (esclerose);
+ Atrofia muscular (amiotrófica)
+ Cãimbras;
+ Tremor muscular;
+Espasmos;
+ Perda da sensibilidade.
⚫Complicações:
+ Aspiração de comida ou líquido;
+ Perda da capacidade de cuidar de si mesmo;
+ Insuficiência pulmonar;
+ Pneumonia;
+ Escaras (úlceras de pressão);
+ Perda de peso acentuada;
+ Incapacidade de respirar sozinho;
+ Incapacidade de engolir;
+ Incapacidade de falar;
+ Morte.
💉Tratamento:
+ O tratamento é multidisciplinar e o medicamento utilizado reduz a velocidade de progressão da doença e prolonga a vida do paciente.

Fontes:
Dr. Dráuzio Varella