Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos
O Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os acidentes com animais peçonhentos, especialmente, as picadas de cobra. Os acidentes por animais peçonhentos foram incluídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na lista das doenças tropicais.
Os animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores. Essa condição é dada por meio de dentes modificados, aguilhão, ferrão, quelíceras (pinças), cerdas urticantes, espinhos, entre outros.
No Brasil, os animais que mais causam acidentes são algumas espécies de:
+Aranhas;
+Cnidários (águas-vivas e caravelas);
+Coleópteros (besouros);
+Escorpiões;
+Himenópteros (abelhas, formigas e vespas);
+Lepidópteros (mariposas e suas larvas);
+Peixes;
+Quilópodes (lacraias)
+Serpentes.
Sintomas do envenenamento:
+Variam de acordo com o animal, com o local da picada e com a quantidade de picadas, podendo ocorrer reações alérgicas ou tóxicas;
+Picadas de cobra: paralisia, hemorragia fatal, insuficiência renal irreversível e danos nos tecidos que podem levar à incapacidade e à amputação;
+Outros sintomas: náuseas ou vômito; suor excessivo; agitação; tremores; salivação; aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.
Tratamento:
+Soro antiveneno e antídotos;
+Medicamentos para aliviar os sintomas.
Primeiros socorros:
+Lavar o local da picada com água e sabão;
+Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde;
+Não aplicar folhas, pó de café ou terra;+Não fazer torniquete ou garrote;
+Não furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida;+Não ingerir bebida alcoólica, querosene ou fumo.
Prevenção:
+Afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários;
+Examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las;
+Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede, terrenos baldios, jardins, quintais, paióis e celeiros;+Não acumular entulhos e materiais de construção;+Não mexer em colmeias e vespeiros;+Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros.Fontes:International Snakebite Awareness Day e Ministério da Saúde.