Centro de Terapia Intensiva (CTI) X Unidade de Terapia Intensiva (UTI), existe diferença?

Com certeza você já ouviu falar sobre CTI ou UTI, não é mesmo?
Essas duas siglas aparecem com frequência quando acontecem casos graves de saúde que podem ter como origem acidentes, cirurgias que tiveram complicações e outras inúmeras possibilidades de agravos na saúde.

+ Centro de Terapia Intensiva (CTI)

– Área do hospital onde ficam os pacientes em estado grave;
– Recebe casos de monitoramento pós-cirúrgico, doenças cardiológicas e respiratórias;
– Não abriga casos especializados, mas recebe os pacientes que necessitam de monitoramento intensivo;
– Possui uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e muitos outros.

+ Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

– Abriga pacientes em estado grave;
– É destinada para casos específicos;
– Possui uma equipe multidisciplinar, composta por médicos e enfermeiros com especializações conforme o tipo de UTI na qual o profissional está atuando;
– A entrada de visitantes só é permitida com autorização médica.