O mês de dezembro é destinado à luta contra o HIV/Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). A campanha tem como intuito chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
A Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
+Transmissão:
Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.
Diagnóstico:
+O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral.
Tratamento:
+Medicamentos antirretrovirais (coquetel) que impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.
Infecções Sexualmente Transmissíveis:
+ Causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.
Principais IST:
+ Cancro mole (cancroide);
+ Doença Inflamatória Pélvica (DIP);
+ Donovanose;
+ Gonorreia e infecção por Clamídia;
+ Herpes genital;
+ HPV;
+ Infecção pelo HTLV;
+ Linfogranuloma venéreo (LGV);
+ Sífilis;
+ Tricomoníase.
Prevenção da Aids/HIV e das IST:
+ Preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais).
Fontes:
Ministério da Saúde.