Data alerta população sobre riscos da automedicação
Criada em 1998 pelo Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia, a data tem a finalidade de alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação.
A campanha foi criada com o intuito de conscientizar a população sobre os perigos da automedicação, da suspensão do tratamento antes do prazo médico indicado e, ainda, de como descartar, de maneira correta, um medicamento.
O objetivo é demonstrar que o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por medicamentos no país, principalmente pela facilidade em adquirir certos tipos de remédios e pela cultura da automedicação ser uma prática bastante comum.
O Ministério da Saúde criou uma cartilha especial que explica, de maneira simples e objetiva, diversos pontos de atenção a quem faz uso de medicamentos, entre eles: segurança no uso do medicamento, os riscos e perigos da automedicação, a importância de fazer uso do medicamento de maneira correta, respeitando a dose, os horários e o tempo indicado, entre outros. Clique aqui para acessar a cartilha.
Para mais conteúdos sobre saúde, bem estar, acompanhe o HCI no Instagram.