Muitas vezes ao precisar de atendimento emergencial, seja devido a um mal-estar, um acidente doméstico ou até mesmo por algo mais grave, ficamos com dúvidas se devemos procurar um pronto-socorro ou a um pronto atendimento. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo explicando um pouco mais sobre a diferença dessas duas unidades.
🔵 O pronto atendimento (PA) é a unidade de saúde destinada a realizar um atendimento mais rápido, sobretudo para quem não corre risco de morte iminente.
🔷Alguns casos de cuidados do PA são:
• Cólica intestinal e biliar;
• Diarreia;
• Dores (barriga, cabeça, ouvido, corpo, garganta, entre outros);
• Exames, como os de sangue e imagem, incluindo o raio-X, se necessário;
• Febre;
• Fraqueza;
• Infecção urinária;
• Mal-estar;
• Pequenos cortes e queimaduras de baixo grau;
• Sintomas gripais ou de resfriado;
• Vômito.
🔴 Já o pronto-socorro (PS), como o próprio nome sugere, é direcionado para casos mais graves, inesperados e complexos, com ou sem risco de morte, cujos agravos à saúde necessitam de atendimento imediato e, por essa razão, funciona durante as 24 horas do dia. Além disso, o pronto-socorro dispõe de leitos de observação.
🔶Alguns casos direcionados ao atendimento no PS são:
• Acidentes de trânsito;
• Agressões por arma de fogo ou arma branca;
• Aumento da pressão arterial (hipertensão);
• Acidente Vascular Cerebral (AVC );
• Convulsão;
• Desmaios e tonturas;
• Dificuldade para respirar;
• Dor súbita ou intensa;
• Fratura;
• Hemorragia (sangramento excessivo);
• Infarto;
• Pacientes baleados;
• Picadas de animais, como aranhas, carrapatos, cobras e escorpiões;
• Queimaduras;
• Torções;
• Traumas.
📢Sempre que sentir algum sintoma adverso, procure o médico.
📍A unidade de Pronto Socorro do HCI funciona sete dias por semana, 24 horas por dia.
❤️Deixe o HCI cuidar de você!