HCI realiza a primeira cirurgia cardíaca

Paciente de 60 anos foi submetida a uma cirurgia de alta complexidade, realizada pelo Dr. Ailton Carvalho.

O Hospital de Clínicas do Ingá (HCI), realizou sua primeira cirurgia cardíaca recentemente. A cirurgia foi coordenada pelo cirurgião cardiovascular Dr. Ailton Carvalho Barbosa Junior e contou com equipe composta pelo cirurgião cardíaco, o Dr. Aleimar José Solini, anestesistas, o Dr. Rodrigo Fagundes e o Dr. André Soluri, perfusionista, Marcelo Matos, e duas instrumentadoras, Cristiana Barbosa e Nicole Bittencourt.  A cirurgia de revascularização miocárdica aberta convencional, popularmente chamada de “ponte de safena”, inaugura um novo marco do HCI, e representa um momento de acreditação do hospital como uma opção de cuidados emergenciais cardiológicos na cidade de Niterói.

A paciente tem 60 anos de idade, histórico familiar de cardiopatias, foi internada no CTI com descompensação cardíaca, uma alteração da estrutura e/ou funções do coração que torna o órgão incapaz de ejetar ou acomodar sangue da forma correta, causando limitações e diversos sintomas incômodos ao paciente, como falta de ar grave e constante, mesmo em repouso, além de batimentos irregulares.

Caso não tivesse sido realizada a correção cirúrgica, a doença coronariana diagnosticada em cateterismo realizado anteriormente, poderia causar infarto do miocárdio com perda ou não da função ventricular do coração. A paciente foi diagnosticada após realização de check-up de rotina, em testes de esforço com queixas de cansaço.

Evolução

Na última segunda-feira (04/07), a paciente do sexo feminino, que tem 60 anos, recebeu alta hospitalar com muita alegria, tanto da família quanto da equipe que a acompanhou nos últimos 50 dias. A paciente apresentava cansaço e dores continuamente. Por ser carteira, seu trabalho envolvia grande esforço e atividades físicas e, por medidas preventivas, a equipe médica achou melhor que ela ficasse internada antes da cirurgia para controle dos sintomas e dores. A paciente está bem e deve seguir uma vida dentro da normalidade, com acompanhamento dos seus cardiologistas clínicos.

Centro Cardiológico HCI

Além de dispor de ambulatório com diversas especialidades, entre elas a Cardiologia, a Emergência Cardiológica do HCI conta com atendimento com elevados padrões de assistência, reconhecidos por importantes órgãos certificadores mundiais. A população de Niterói conta com a infraestrutura de atendimento que dispõe de Cirurgia Cardiovascular e serviços de Hemodinâmica 24h. Respondem pela área os doutores Luiz Cláudio Figueira do Amaral, responsável pela Cardiologia Clínica do HCI, e o diretor médico do Hospital, o Dr. Luís Otávio Nazar.

Conte com o HCI nos cuidados de saúde! Agende sua consulta pelos telefones: (21) 3125-4500 / 3125-4520 / 3125-4521.