Health & Wellness

Qual a diferença entre Nefrologia e Urologia?

Qual a diferença entre o urologista e o nefrologista?

  • O nefrologista é um especialista clínico. Em sua residência médica obteve a especialização em nefrologia. Sendo assim, ele atende aquelas situações em que o paciente não tem indicação cirúrgica, mas precisa de um acompanhamento especializado e o tratamento é realizado através de medicamentos.
  • Já o urologista fez sua residência em cirurgia e teve uma especialização em urologia. Tornando-se um cirurgião urológico. Sendo assim, ele examina as doenças que acometem os rins e que precisam de tratamento cirúrgico. Além disso, o urologista cuida dos órgãos do sistema urinário – rins, bexiga, ureteres, uretra, próstata e genitália masculina.

Quando procurar um NEFROLOGISTA?

É necessário procurar esse profissional quando existe um problema especifico no rim, por exemplo, insuficiência renal, cisto, infecção de urina constante, edema, inchaço, urina com sangue, mais de um cálculo renal, etc.

Quando procurar o UROLOGISTA?

As mulheres devem procurar esse profissional para analisar problemas como incontinência, infecção urinária e para avaliar casos onde exista o risco de câncer nessa região. Já para os homens, é recomendado uma consulta por ano, especialmente após os 40 anos, para a prevenção do câncer de próstata.

Em muitos casos, o UROLOGISTA trabalha junto com o NEFROLOGISTA para garantir que o problema do paciente seja tratado da melhor forma possível.

O HCI conta com essas duas especialidades para melhor atendê-lo em seu diagnóstico.

Agende a sua consulta no HCI!

📍 HCI: Rua Presidente Pedreira, 26 – Ingá.

☎ Telefones: (21) 3125-4500 / (21) 3125-4513.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.