Centro de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica

Quem possui problemas cardíacos ou pulmonares sabe o quanto é difícil realizar as atividades do dia a dia. Sem falar, que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Em sua maior parte, elas possuem uma estreita relação com o estilo de vida.

Nesse contexto, o exercício físico tem um papel importante para a promoção de saúde e prevenção de eventos cardiovasculares. Ele faz parte do tratamento de indivíduos com doenças cardíacas, como histórias de infarto agudo do miocárdio; pulmonares, como enfisema pulmonar; metabólicas, como diabetes mellitus, obesidade, dislipidemia, síndrome metabólica; e no pós-operatório de cirurgias, como bariátrica e oncológicas.

Muitos dessas pacientes apresentam patologias e/ou comorbidades que demandam grande atenção durante a realização do exercício físico por apresentarem alto risco de eventos.

A reabilitação cardiopulmonar é um programa multidisciplinar e supervisionado, envolvendo cardiologista, professor de educação física e  fisioterapeuta especializados, que, de forma individualizada,  fazem uma avaliação prévia, prescrevem e acompanham os pacientes em seus treinos na academia, promovendo melhora da capacidade respiratória e condicionamento físico, controle do peso, aperfeiçoamento da força e do equilíbrio, além de grande benefício à saúde mental, com impacto na qualidade de vida.

Localizado no Hospital de Clínicas do Ingá, a Reabilitação Cardiopulmonar tem como principal objetivo reduzir os riscos de eventos cardiovasculares, proporcionando todos os benefícios secundários à prática de exercícios físicos regulares.