A importância de dormir bem para a sua saúde

No dia 19 de Março é comemorado o Dia Mundial do Sono. A data é um alerta a sociedade sobre a importância do tema.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada dez pessoas não têm sono de boa qualidade. O Dia Mundial do Sono é uma campanha global que reúne instituições, pesquisadores, profissionais da saúde e a sociedade em geral para dialogar sobre a importância do sono e os impactos dos distúrbios dele. A data foi uma iniciativa da World Association of Sleep Medicine (Associação Mundial de Medicina do Sono) e é comemorada em cerca de 80 países.

O sono é essencial para o corpo, assim como hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas. Um repouso de qualidade e por tempo adequado proporcionam inúmeros benefícios à saúde do organismo em geral, como: fortalecimento do sistema imunológico, produção de alguns hormônios, consolidação da memória, redução do estresse, entre outros benefícios. Dormir bem é um hábito que deve ser incluído na rotina de todos.

Quais os tipos de distúrbio do sono?

O tema tem se tornado objeto frequente de pesquisa, uma vez que o número de distúrbios do sono, conjunto de diferentes doenças e condições capazes de afetar o sono dos pacientes, aumenta anualmente. Geralmente, o paciente não consegue dormir ou dorme de forma insuficiente, ou seja, não consegue se sentir descansado ou mesmo recuperado. Entre os principais tipos de distúrbio do sono, podemos destacar:

• insônia;
  • apneia do sono;
  • sonambulismo;
  • síndrome das pernas inquietas;
  • bruxismo;
  • narcolepsia;
  • paralisia do sono.

Quais as causas dos distúrbios do sono?

Os problemas podem ter diversas causas e devem ser avaliados de forma individual. Um dos principais motivos é o estresse. Pacientes que trabalham sob pressão podem apresentar, por exemplo, distúrbios do sono comuns, como a insônia e o bruxismo.

A apneia do ronco também interfere diretamente nas noites de descanso, uma vez que causa interrupções na respiração durante o sono. A doença causa baixa oxigenação do corpo e faz com que a respiração, durante a soneca, seja excessivamente superficial ou, então, ocorra parada completa da respiração por alguns segundos ou minutos.

Tratamento dos distúrbios do sono

Dormir bem é essencial para que o seu cérebro faça as conexões gastas durante o dia, preparando-o para outras atividades e aumentando a sensação de bem-estar. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, o ideal para uma pessoa adulta dormir é entre 7 e 9 horas.

O tratamento dos distúrbios do sono será feito de acordo com o tipo de distúrbio que o paciente possui e das suas causas. Em alguns casos, talvez seja necessário o uso de medicação para tratar e melhorar a qualidade do sono. Em outros, é preciso ajustar a rotina, fazendo a higiene do sono e evitando o uso de estimulantes, como cafeína e guaraná. Gerenciar o estresse também ajuda a melhorar a qualidade do sono, especialmente em casos de bruxismo e de insônia.

O HCI conta com atendimento ambulatorial de diversas especialidades que podem ajudar você a conseguir um sono de qualidade e quantidade suficientes para garantir seu bem-estar físico e mental. Agende hoje mesmo sua consulta.